Conheça os 5 processos essenciais para o transporte de vacinas

Posted by: fulltimelogistica Comentários: 0

Conheça os 5 processos essenciais para o transporte de Vacinas

Com cenário dos últimos anos (a pandemia do SARS-CoV-2), o mundo atentou seus olhos na ciência e nos médicos, onde a solução para a pandemia chegou em forma de vacina. Os agentes imunizadores que protagonizam a salvação da população mundial hoje, dispõem de critérios e cuidados específicos para seu transporte, pois são os mais sensíveis da área farmacêutica.

A Logística no segmento hospitalar e farmacêutico não possui grande destaque na mídia, mas é de fundamental importância para que seu propósito seja concluído. Estamos atuantes onde grande parte da população não tem conhecimento sobre seus procedimentos de transporte, acondicionamento, conservação e distribuição.

Muitos cuidados são exigidos para serem mantidos sua qualidade e eficácia, qualquer problema pode afetar a estabilidade do produto e resultar em sua inutilidade.

São inúmeras situações e problemas inusitados que podem ocorrer, das quais a empresas de transportes farmacêuticos deve possuir um plano de contingência bem estruturado para evitar ou resolver imprevistos de forma rápida. De Acordo com a Anvisa, os operadores logísticos responsáveis por cada etapa de produção, distribuição, transporte de vacinas, também são responsáveis pela preservação e segurança dos produtos farmacêuticos.

Veja abaixo todos os procedimentos para um transporte de vacinas de qualidade.

1 – Recebimento adequado

No recebimento é verificado se a encomenda corresponde ao pedido de transporte, a temperatura do produto, quantidade de doses de vacinas, acondicionamento no pallet, estado da embalagem, checagem de cadastro e lote. Os recebedores devem direcionar as vacinas para um ambiente de temperatura controlada que atenda as exigências das vacinas, retirando os imunizantes da embalagem terciária e endereçados para a câmara fria, ambiente onde é realizado o monitoramento e controle de temperatura em tempo real.

2 – Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Os colaboradores que executam suas atividades dentro das câmaras refrigeradas precisam ser capacitados, seguindo todas as normas de condutas e protocolos exigidos pela ANVISA e segurança do trabalho. Trajando luvas, bota de borracha, meia térmica, toucas, calças, camiseta de manga longa, jaqueta e bala clava.

3 – Câmara Fria

As vacinas devem ser alocadas em um ambiente com temperatura controlada e monitorada, com esse propósito é necessária uma estrutura de câmaras de resfriamento para seu recebimento. A Full Time possui câmaras climáticas de 200m² com temperaturas que variam de 8° a -25°, geradores de energia que conseguem suprir quedas e falta de energia. São realizados todos os protocolos de higienização e desinfecção, mantendo os altos níveis de qualidade e segurança exigidos pela Agência de vigilância Sanitária.

4 – Transporte

O operador logístico deve seguir a RDC 430, regras de boas práticas de armazenamento e distribuição de seu produtor. As vacinas devem ser alocadas aos veículos previamente preparado, estruturado e acondicionadas em ambiente climatizados mantendo sua integridade e eficácia.

Vale a pena ressaltar que, todos os veículos para este tipo de transporte precisam ser certificados pela vigilância sanitária. Além desta certificação, a Full Time Logística possui veículos refrigerados que mantém a temperatura e umidade ideal durante todo o percurso, monitorados 24hs.

 5 – Trajeto

A equipe operacional entra em ação fazendo a roteirização de todos os pontos de entrega, traçando o melhor trajeto, avaliando trânsito, tempo de percurso, vias de acesso rápido, local para descarregamento, entre outras alternativas para que o produto chegue no prazo acordado. Com estes padrões de segurança e qualidade, a Full Time atua com excelência e maestria no quesito de transporte de vacinas.

Agora você viu quantas etapas são necessárias para um transporte eficaz.
Conte com a Full Time Logística para atuar a favor da saúde e da população brasileira.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishFrenchPortugueseSpanish
×