Logística reversa: saiba em quais frentes é possível utilizar

Posted by: fulltimelogistica Comentários: 0

Muitos detalhes merecem a atenção do gestor de empresas ligadas à área da saúde (laboratórios de análises clínicas, hospitais, entre outras). Entre eles, os processos logísticos têm destaque. Isso porque são eles os responsáveis pela condução das amostras ao destino final, com segurança e qualidade, de forma a permitir a realização adequada das análises.

A logística reversa, assim, tem um papel importante para as organizações que trabalham com a área da saúde, principalmente com o transporte de amostras biológicas. Vamos mostrar alguns pontos a seguir sobre esse tema e tirar as suas dúvidas. Boa leitura!

O que é a logística reversa?

A logística reversa, também conhecida como logística inversa, diz respeito a uma área do segmento que tem relação com as atividades focadas no retorno de materiais para a empresa, ou, então, para o descarte adequado dos itens, a fim de gerar maior preservação ambiental. Isso é importante, principalmente, para as organizações que priorizam questões sustentáveis, permitindo que o seu negócio seja identificado pelo seu público como um empreendimento que tem a proteção ambiental como um de seus princípios fundamentais.

Em alguns casos, ela é obrigatória, segundo a Lei n. 12.305. É o caso, por exemplo, do recolhimento de baterias, pilhas, computadores, entre outros. Na logística reversa, há dois agentes envolvidos: fabricante e transportadora. Nesse caso, eles trabalharão em conjunto para a coleta das peças ou dos itens, seja para reutilização pelo negócio, seja para realização do descarte de itens que tenham impacto significativo na natureza de forma eficiente.

Qual a importância da logística reversa?

A logística reversa tem um papel importante para as organizações, inclusive, na área da saúde. Ela permite um maior controle sobre os insumos que circulam entre o seu laboratório e os postos de coleta ou hospitais, minimizando riscos de erros e problemas no transporte. Com isso, você assegurará uma maior tranquilidade no que diz respeito à chegada dos itens de forma segura ao seu negócio.

Afinal, problemas na condução das amostras podem causar a impossibilidade de realização dos exames, comprometendo os resultados. Além disso, ela pode ser utilizada de forma estratégica para a coleta de lixo hospitalar e para o descarte adequado das amostras de material biológico, minimizando as chances de acidentes que possam causar danos severos à comunidade.

Podemos, também, listar alguns benefícios, tais como:

  • melhoria dos processos logísticos;
  • maior agilidade na realização da análise dos exames;
  • redução da poluição gerada no transporte;
  • diminuição do desperdício, entre outros.

Como é possível utilizar a logística reversa nas mais diferentes frentes?

A logística reversa é utilizada nas mais diferentes áreas: tecnologia, comércio, alimentação, entre outras. E o setor de saúde também é beneficiado com isso. Vejamos alguns exemplos a seguir.

Descarte para embalagens

Muitas embalagens que são utilizadas no ambiente hospitalar, quando não têm contato com material biológico, podem ser coletadas e utilizadas para processos de reciclagem. Já as embalagens que, de alguma forma, tiveram contato com material biológico devem ser recolhidas para realizar o descarte correto, de forma a não gerar a contaminação da população. Assim, fazem parte do lixo hospitalar e, portanto, merecem atenção nesse processo.

Identificação para o centro de análise

O processo de logística reversa não precisa ser apenas para o descarte de itens. Por exemplo, o laboratório pode realizar o recolhimento das amostras para o centro de análise, facilitando o processo do centro de coleta. Assim, é possível garantir maior agilidade para a chegada dos itens a serem analisados e uma entrega dos laudos mais precisa e rápida para o paciente.

Descarte após as análises e a construção de laudos

As amostras biológicas de exames laboratoriais, em alguns casos, precisam ser armazenadas por um determinado período, caso ocorra a necessidade de realização de contraprova ou revisão da análise, respeitando as orientações dos fornecedores dos kits de coleta de material biológico.

Após o período, que pode ser definido pelo laboratório, é preciso realizar o descarte do material. A logística reversa, assim, pode auxiliar nisso. Coletam-se os materiais biológicos e eles podem ser levados para o tratamento e para o descarte adequado nesse tipo de situação.

Descarte de pilhas e baterias

Esse ponto é exigido pela legislação para garantir que os fabricantes realizarão o descarte adequado dos itens. Afinal, pilhas e baterias liberam substâncias tóxicas no meio ambiente quando começam a se deteriorar e, portanto, torna-se fundamental minimizar esse risco por meio do procedimento adequado.

Descarte de lâmpadas fluorescentes

O mesmo ocorre no caso do descarte de lâmpadas fluorescentes. Isso porque elas precisam ser recolhidas por logística reversa nos pontos corretos, evitando, assim, que materiais químicos tóxicos sejam liberados no ambiente. Um dos principais liberados – e, consequentemente, um dos mais problemáticos – é o mercúrio. Quando em contato com a água, ele pode liberar um material tóxico e contaminar lençóis freáticos, mananciais, entre outros.

Descarte de óleos lubrificantes

Muitas empresas trabalham com o uso de óleos lubrificantes em suas rotinas – sendo as mais visíveis delas as do ambiente industrial. Esse é um grande poluente, com graves consequências para a fauna e para a flora locais, bem como para mananciais da região.

Quais as consequências de não apostar na logística reversa?

Em primeiro lugar, a logística reversa, para algumas áreas, é uma obrigatoriedade pela legislação nacional. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305) institui os casos nos quais ela é obrigatória. Porém, não é porque o seu negócio não está dentro das obrigatoriedades que não deve investir nisso.

É possível, também, perder oportunidades de utilizar essa questão para potencializar a sua estratégia de marketing, mostrando-se como uma empresa que valoriza as questões ambientais e tem preocupação com a sustentabilidade. Assim, esse pode ser um diferencial interessante para o seu negócio, mesmo na área da saúde.

Outro ponto é considerar a importância do descarte correto dos itens na área de insumos médicos. Ao garantir essa questão, você não pensará apenas em uma boa imagem do seu negócio perante o público, mas na segurança da sociedade de modo geral.

Pense, por exemplo, em um descarte inadequado de peças de material biológico contaminadas com o novo coronavírus (SARS-CoV2). Isso pode levar à disseminação do vírus no ambiente e, assim, trazer maiores complicações em um cenário pandêmico. Por isso, todos os cuidados necessários devem ser tomados nesse tipo de situação.

Para que a logística reversa funcione adequadamente, é fundamental que o seu negócio conte com uma empresa especializada para esse fim e que esteja alinhada com o seu perfil. Por exemplo, na área da saúde, conte com parceiros que sejam especializados em logística nesse setor.

Gostou deste conteúdo? Achou interessante? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e leve-o para outras pessoas que possam ter interesse no tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishFrenchPortugueseSpanish
×