O que mudou na coleta de amostras biológicas para exames na pandemia?

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A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de situações que não eram esperadas pelos gestores de muitos empreendimentos da área de saúde. Contudo, as mudanças surgidas diante deste momento delicado, provavelmente, perdurarão por muito tempo, tornando-se o “novo normal”.

Essas mudanças chegam, também, na área de coleta de amostras biológicas para exames, trazendo uma série de mudanças necessárias para que os exames possam ser realizados com tranquilidade e, assim, evitar problemas que possam significar problemas de saúde severos e contaminações desnecessárias nesse ambiente.

Por isso, é importante avaliar o que é necessário ser realizado para garantir mais segurança, seja para seus clientes, seja para seus colaboradores. Mostraremos os principais pontos a seguir. Boa leitura!

Fazer marcações antecipadas

É comum que os pacientes que recorrem aos locais de coleta de amostras biológicas compareçam sem ter agendados horário previamente. Em períodos normais, esse tipo de questão não é tanto um problema, exceto o possível desconforto caso ocorra uma lotação do local.

Contudo, em um momento de pandemia, no qual recomenda-se evitar ao máximo aglomeração de pessoas, pode ser interessante oferecer opções de marcação antecipada, principalmente para quem pertence ao grupo de risco e, portanto, não pode se expor a esse tipo de situação.

Provavelmente esse ponto permanecerá no pós-pandemia. Isso porque, essa é uma comodidade para muitas pessoas, principalmente para aquelas que tem pouca disponibilidade de horários saberem que serão atendidas em determinado horário.

Evitar aglomerações

As aglomerações, além de serem uma contraindicação nesse momento, também estão proibidas por decretos locais. Por isso, é importante que os locais de amostras clínicas tomem as medidas necessárias para evitar aglomerações.

Como falamos, uma das formas é optar por atendimentos marcados. Contudo, além disso, também será importante pensar em outras formas de minimizar esses riscos. Algumas opções são:

  • limitar o número de pessoas dentro do recinto;
  • dispor cadeiras nos locais em que as pessoas devem se posicionar, respeitando o distanciamento mínimo determinado pelos decretos locais;
  • solicitar para que as pessoas não levem acompanhantes nos exames, exceto nos casos de extrema necessidade;
  • gerar uma dinâmica de atendimento na recepção e realização da coleta dos materiais que permita mais agilidade no atendimento e evitar que pessoas esperem em demasia nas salas.

Tomar cuidados com os clientes

Os clientes do seu negócio não podem estar expostos a problemas que possam levá-los a serem contaminados em seu ambiente. Isso exige alguns cuidados, tais como:

  • garantir distância segura entre as pessoas que estão esperando atendimento na clínica;
  • fornecer amplamente álcool em gel 70% para que possa ocorrer a higienização na chegada. Isso pode ser feito por meio de totens na entrada, bem como frascos presentes na mesa de recepção;
  • exigir que para permanecer no espaço do laboratório, todos estejam utilizando máscaras;
  • peça para que os acompanhantes não esperem no espaço interno do laboratório, exceto nos casos em que a pessoa realmente precise da presença de uma outra pessoa no recinto;
  • atente-se as formas de oferecer água e demais alimentos (café, lanches, etc., que normalmente são oferecidos após períodos de jejum), para minimizar que esses processos levem, justamente, à contaminação das pessoas. Por exemplo, os bebedouros tradicionais devem ser evitados nesse momento.

Proteger as pessoas que fazem as coletas

Também é importante proteger os seus colaboradores que trabalham com as coletas. Mesmo que eles dominem questões de biossegurança, é importante relembrar e treiná-los novamente para este cenário.

Algumas das recomendações no espaço são:

  • retirada de sapatos antes de entrar e trocar de roupa, optando pelo uniforme, assim que chegar;
  • higienização das mão de forma recorrente e, também, utilizar luvas em suas atividades. A higienização deve acontecer, mesmo assim, ao tocar em qualquer objeto no ambiente de coleta;
  • é importante fornecer os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários para atuação dos profissionais, tais como máscara, jaleco, protetor facial, luvas, calçados fechados, touca, óculos de proteção. Eles precisam ser fornecidos pela empresa;
  • recomenda-se também que o jaleco esteja abotoado completamente.

Outro ponto importante é repassar recomendações importantes para esses profissionais agirem ao chegarem em casa. Estão entre elas:

  • higienização completa das mãos antes de tocar em qualquer objeto;
  • tirar os calçados antes de entrar em casa e higienizá-los adequadamente ao chegar;
  • lavar as roupas utilizadas no dia imediatamente ou, então, armazená-las em sacos plásticos até o dia de higienizá-las;
  • objetos que tenham estado presentes no local de trabalho (relógio, celulares, óculos, entre outros) também devem ser higienizados assim que chegar em casa com álcool 70%.

Fazer atendimentos domiciliar

Outra forma de minimizar a exposição, seja dos seus colaboradores, seja dos pacientes, é realizar os atendimentos domiciliares. Essa possibilidade já existe para muitas empresas de coleta de material. Contudo, para aquelas que ainda não aplicaram esse tipo de serviço pode ser o momento fundamental para isso.

Pessoas que estejam em grupo de risco, ou aquelas que estejam evitando sair de casa como forma de proteção para sua saúde, estão evitando fazer seus exames de rotina devido a atual conjuntura. Por isso, oferecer esse tipo de possibilidade pode ser interessante não só para o conforto dos seus clientes, mas também para evitar perda de rentabilidade para seu negócio.

Adotar todas as recomendações de saúde

Há uma série de recomendações de biossegurança que devem ser aplicadas para garantir mais proteção para todos os envolvidos. Alguns dos pontos que merecem atenção redobrada são:

  • uso dos equipamentos de EPI recomendados pela OMS para esse tipo de situação para os profissionais de saúde que realizarão os exames;
  • uso de máscaras e luvas para os funcionários da recepção e, também, para quem realiza atividades em outras áreas comuns do local;
  • disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos de clientes e dos seus colaboradores;
  • treinar os colaboradores da recepção para constante higienização das mãos, bem como dos elementos utilizados. Por exemplo, higienizar canetas após o uso por parte dos pacientes;
  • pedir para que os funcionários evitem trabalhar utilizando adornos e acessórios (brincos, colares, anéis, entre outros);
  • pode-se recomendar que, por medidas de proteção para os próprios colaboradores, os homens evitem utilizar barba e pessoas com cabelo comprido mantenham eles presos durante as atividades no local de coleta de amostras.

Higienizar o local frequentemente

A higienização tem um papel fundamental para a proteção de todos os envolvidos, desde os clientes, funcionários, profissionais que realizam a coleta do material, os responsáveis por buscar as amostras e levá-las ao laboratório, entre outros.

Sendo assim, é importante ter funcionários que sejam designados para higienização dos espaços de tempos em tempos (por exemplo, de 30 em 30 minutos, ou de hora em hora). É importante ressaltar que para isso o produto a base de álcool precisa ter concentração com 70% ou mais.

Uma alternativa para limpeza também pode ser a água sanitária ou produtos de amônio quaternário. É importante respeitar as recomendações de concentração e diluição para garantir que os resultados sejam eficazes.

É fundamental garantir mais segurança no processo de coleta de amostras biológicas para exames, tanto por parte dos colaboradores quanto para os pacientes. Principalmente por trabalharem com materiais contaminantes, é fundamental que todas as medidas sejam tomadas para evitar problemas que coloquem todos em risco.

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